Normas para submissão do resumo


O prazo de submissão dos resumos foi prorrogado para 28 de Abril de 2017


O início da submissão dos resumos será a partir de 01 de Março de 2017. O prazo final para submissão dos resumos será 10 de Abril de 2017 (Prorrogado para 28/04).

O resumo só constará nos Anais do evento caso o pagamento da inscrição seja realizado até o dia 09/06/2017.

O resumo somente será aceito em formato PDF e não serão feitas correções após o envio. Portanto, solicitamos o máximo cuidado e atenção na elaboração do texto, tabelas e figuras, pois mesmo pequenas falhas poderão inviabilizar a aceitação do trabalho.

Recomendamos aos autores que revisem a tradução do texto do Abstract em inglês com pessoas qualificadas. O resumo deverá ser digitado em editor Word no formulário específico (modelo) que deve ser "baixado" pelo link: ModeloResumoSBMA2017.docx. Após a elaboração do resumo expandido, o mesmo deverá ser convertido em formato PDF. Recomendamos atenção para o tamanho máximo de 500 KB para o arquivo em pdf e solicitamos aos autores que verifiquem, após conversão do arquivo para formato pdf, se a configuração do texto foi mantida, principalmente fórmulas. O resumo deve conter no máximo 3 páginas.

Serão aceitos 02 resumos por inscrição, sendo livre o número de autores por resumo.

  1. Instruções gerais:
    1. Escopo - Serão aceitos resumos nas seguintes área:
      A. Aves e Suínos, B. Bovinos de Corte, C. Bovinos de Leite, D. Caprinos e Ovinos, E. Organismos aquáticos e F. Outros (ex. equinos, coelhos, abelhas, animais silvestre, etc.)
    2. Originalidade - Resumos já publicados em outros meios de comunicação, quer sejam expandidos ou não, não deverão ser encaminhados.
    3. Arquivo PDF – Os resumos expandidos em arquivo pdf terão, no máximo, três páginas, incluindo tabelas e figuras. Resumos maiores serão recusados. O tamanho máximo do arquivo será 500 KB. Portanto, atenção na elaboração de tabelas e figuras usando programas e/ou procedimentos que produzam arquivos com capacidade superior ao limite estipulado.
    4. Idioma - O idioma oficial do XI Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal é o português. Porém cada trabalho deverá conter título, resumo e palavras-chave em inglês (Title, Abstract e Keywords).
    5. Convenções, unidades, símbolos, abreviaturas e siglas – Padronizar os resumos com códigos de nomenclatura aceitos internacionalmente. Palavras estrangeiras, sem equivalentes em português, deverão vir em itálico, assim como nomes científicos.
      1. Usar o Sistema Internacional de Unidades (SIU) e suas abreviaturas consistentemente. Se não for possível usar o SIU, seu equivalente deve ser também incluído.
      2. Evitar o uso de pontos em siglas (EUA e não E.U.A.).
      3. Deve-se evitar o uso de abreviações não consagradas e de acrônimos, como por exemplo: "o T3 foi maior que o T4, que não diferiu do T5 e do T6". Este tipo de redação é muito cômodo para o autor, mas é de difícil compreensão para o leitor.
        • Usar 36% e não 36 % (sem espaço entre o no e %);
        • Usar 88 kg e não 88Kg (com espaço entre o no e kg, que deve vir em minúsculo);
        • Usar 136,22 e não 136.22 (usar vírgula, e não ponto);
        • Usar 42 mL e não 42 ml (litro deve vir em L maiúsculo, conforme padronização internacional);
        • Usar 25oC e não 25 oC (sem espaço entre o no e oC);
        • Usar (P<0,05) e não (P < 0,05) (sem espaço antes e depois do <);
        • Usar 521,79 ± 217,58 e não 521,79±217,58 (com espaço antes e depois do ±);
        • Usar r2 = 0,95 e não r2=0,95 (com espaço antes e depois do =);
        • Usar asterisco nas tabelas apenas para probabilidade de P: (*P<0,05; **P<0,01; ***P<0,001).
    6. Tabelas e Figuras - Poderão ser incluídos até três elementos gráficos (figuras e/ou tabelas) e inseri-los sequencialmente no texto.
      1. Figuras - Deverão ser incluídas somente quando essenciais à elucidação do texto. Devem ser numeradas, sequencialmente, em algarismos arábicos, fazendo-se a sua devida referência no texto. Deverão estar centralizadas na página. Textos internos (p.ex.: legendas) deverão ser escritos na fonte Times New Roman, normal, tamanho 8;
        1. A edição das figuras deverá ser monocromática. Dessa forma, a distinção entre tratamentos, estruturas, espécies etc., nas figuras, só poderá ser feita mediante símbolos apropriados. Para a elaboração das figuras, sugerimos a utilização do editor de gráficos do Microsoft Word ou do Excel de modo a facilitar a diagramação do texto e não gerar arquivos.pdf muito "pesados".
        2. Fotografias ou desenhos deverão estar no formato "JPG". Atente para o fato de que fotografias ou desenhos coloridos podem resultar em arquivos mais "pesados".
        3. Deixar uma linha em branco antes e depois das molduras das figuras. Digitar o título na linha imediatamente abaixo da moldura. O título conterá o texto Figura 1 (ou Figura 2) apenas com a primeira letra em maiúsculo, fonte Times New Roman, normal, tamanho 10. Deixar dois espaços em branco e digitar o título da figura nessa mesma fonte e tamanho, com letras minúsculas, empregando o recuo da régua do MSWord, para que as margens das linhas subsequentes coincidam com o início do título.
      2. Tabelas - Prepará-las, por meio do menu Tabela do MSWord, auto formatadas na opção Simples 1, com linhas de cor preta e centralizadas na página. (no menu Tabela escolher a opção Tamanho de Célula ... Linha Centralizado);
        1. Digitar o texto na fonte Times New Roman, normal, tamanho 10. Deixar uma linha em branco antes e depois das tabelas. Digitar o título na linha imediatamente superior a tabela. Escrever o texto Tabela 1 (ou Tabela 2) na fonte Times New Roman, normal, tamanho 10. Numerar as tabelas sequencialmente em algarismos arábicos, fazendo-se a sua devida referência no texto;
        2. O material tabulado deverá ser o mínimo necessário: incluir somente dados essenciais à compreensão do texto. Descrever adequadamente as abreviações de cada tabela no título ou em nota de rodapé, referenciadas por letras sobrescritas (a, b, c, etc.). Manter as notas descritivas dentro de um mínimo necessário. Colocar as unidades de medida nos cabeçalhos das colunas.
    7. Formatação do texto – Formato em papel A4 (210 x 297 mm), Fonte Times New Roman 10, normal, espaço simples; margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5; 2,5; 3,5 e 2,5, respectivamente. Pode conter até três páginas, numeradas sequencialmente, no canto inferior direito. O texto deve ser digitado no formulário específico do Simpósio (modelo), de modo que o cabeçalho e o logotipo XI Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal possam estar presentes no arquivo, após a conversão deste para o formato pdf.
  2. Estrutura do resumo expandido
    1. Geral – O resumo deve ser dividido em seções, em negrito, na seguinte ordem: Título, Resumo, Palavras-Chave, Title, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimento e Literatura Citada.
    2. Título e Title - Devem ser precisos e informativos. Devem conter, no máximo, 250 caracteres (incluindo espaços). Digitá-los em negrito e centralizado. Os títulos não devem conter ponto final. Quando necessário, indicar a entidade financiadora da pesquisa como primeira chamada numerada, ao final do título. Deixar uma linha em branco após o título.
    3. Autores – Recomenda-se listar até seis autores. A primeira letra de cada nome/sobrenome deve ser maiúscula. Devem ser listados com o nome completo (Ex.: Fulano Beltrano da Silva). Os nomes dos autores deverão ser separados por vírgula, centralizado e em negrito, com chamadas de rodapé numeradas e em sobrescrito. Informar o endereço eletrônico somente do responsável pelo artigo. Incluir as afiliações, mediante chamadas numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, após o último sobrenome de cada autor. Deixar uma linha em branco após os autores.
    4. Afiliações – Devem ser escritas na fonte Times New Roman, tamanho 8. Serão incluídas, logo após os autores, e deverão obedecer a mesma sequência das chamadas feitas nos nomes dos autores. Poderá conter o respectivo cargo e endereço de cada um dos autores. Incluir uma afiliação por linha, sendo aceitas, no máximo, nove. Deixar uma linha em branco após as afiliações.
    5. Resumo e Abstract - Devem conter, no máximo, 1.500 caracteres (incluindo espaços). Redigir o resumo e abstract de forma direta e, preferencialmente, no pretérito perfeito. Devem ser informativos, com cerca de 1/3 do texto referindo-se a introdução, material e métodos e os 2/3 restantes a resultados e conclusões, sem equações, citação bibliográfica, abreviação não definida. É importante apresentar os resultados principais, nomear toda técnica nova, incluir conceitos novos, conclusões e/ou recomendações práticas, caso pertinente. O texto deve ser justificado e digitado em parágrafo único e espaço simples começando por Resumo: (ou Abstract:), seguido de dois pontos, iniciado junto à margem esquerda.
    6. Palavras-chave e keywords – Registrar até seis palavras-chave e keywords. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, separadas por vírgulas, no respectivo idioma, após o Resumo e o Abstract. Digitá-las em letras minúsculas, com alinhamento justificado. Não devem conter ponto final. Os termos devem permitir a recuperação do trabalho num banco de dados da área pertinente. Não utilizar termos citados no título, pois estes serão automaticamente indexados. Deixar uma linha em branco após Palavras-chave e Keywords.
    7. Texto Principal - Dividi-lo nas seguintes seções: Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimento e Literatura Citada. Observar os seguintes aspectos em cada seção:
      • Introdução – O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar um rápido histórico do tema, evidenciando o problema que foi pesquisado. Depois de enfatizar os motivos da pesquisa, terminar a seção apresentando os objetivos do trabalho. Deixar uma linha em branco após a introdução.
      • Material e Métodos - O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Deixar uma linha em branco após o item material e métodos.
      • Resultados e Discussão - O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Destacar os principais resultados, fazendo as chamadas pertinentes para Tabelas ou Figuras. Tabelas e Figuras deverão ser inseridas, sequencialmente, no texto. Deixar uma linha em branco após o item resultados e discussão. Evitar abreviações não consagradas como, por exemplo: "a produção no T3 foi maior que no T4, não diferindo do T5 e T6". Quando apropriado, apresentar análise estatística dos dados. Analisar criticamente os resultados ante o conhecimento atual, evitar excesso de comparações com a literatura. Caso seja pertinente, apontar as áreas onde, após a realização do trabalho, o conhecimento permanece limitado, apresentando, então, sugestões para trabalhos futuros.
      • Conclusões - O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar as principais conclusões em frases curtas, separadas por parágrafos. Não usar esta seção para sumarizar os resultados (o que já foi feito no Resumo), mas destacar o progresso e as aplicações que o trabalho propicia. Enfatizar as limitações que persistem, apresentando, sempre que apropriado, sugestões para trabalhos futuros. Deixar uma linha em branco após o item conclusões. Devem explicar claramente, sem abreviações, acrônimos ou citações, o que os resultados da pesquisa concluem para a ciência animal.
      • Agradecimentos – Este tópico é optativo. O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha em branco separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar os principais agradecimentos.
      • Literatura citada – As citações de autores no texto devem ser em letras minúsculas, seguidas do ano da publicação. Quando houver dois autores, usar & (e comercial) e, no caso de três ou mais autores, citar apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de et al. Exemplos: "Os resultados de Fulano (2011)"; "Esta técnica tem sido muito eficiente, segundo Fulano & Beltrano (2011)"; "Resultados em condições controladas (Sicrano, 2011; Fulano et al., 2011; Sicrano & Beltrano, 2011)". Apresentar na Literatura Citada (seis referências, no máximo) em ordem alfabética, seguindo as normas do Boletim de Indústria Animal, que pode ser acessada em http://www.iz.sp.gov.br/pdfsbia/normas.pdf.
  3. OBSERVAÇÃO FINAL
    Recomenda-se que os autores submetam os seus resumos à revisão gramatical antes de serem enviados para inscrição, uma vez que, por decisão da Comissão Científica, os trabalhos não serão devolvidos aos autores para correção. Os pareceres da Comissão Científica serão proferidos, inapelavelmente, contemplando-se as seguintes condições: 1. Aprovado e 2. Reprovado

Normas para Apresentação em Pôsteres


Para apresentação em pôsteres, devem ser observadas as seguintes recomendações:

  1. Seguir o modelo sugerido para o pôster em Modelo de Poster_SBMA2017.pptx
  2. O autor apresentador do trabalho deverá, caso este seja recomendado pelos consultores e pela Comissão Científica, permanecer no local de apresentação durante todo o período previsto para exposição.
  3. A data, horários e local para fixação dos pôsteres serão determinados e divulgados com antecedência pela Comissão Científica no site do XII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal.
  4. Os pôsteres deverão ser colocados 15 minutos antes do horário previsto de apresentação e retirados logo após o final da mesma.
  5. Todo material necessário para fixação dos pôsteres será de responsabilidade do autor apresentador. Sugerimos trazer material colante, como fita adesiva, fita dupla face, tesoura etc.
  6. Os elementos essenciais são: título, autores, instituições de vinculação, endereço para correspondência e e-mail, introdução, material e métodos, resultados e discussão (recomenda-se a utilização de fotografias, gráficos, tabelas e figuras que facilitem a ilustração), conclusões e bibliografia.

Realização

Organização

Co-Realização



Apoio



Patrocinadores